terça-feira, 25 de setembro de 2012

Unesp lança nova edição dos Cadernos Cedem

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou o novo número dos Cadernos Cedem - Centro de Documentação e Memória.

A publicação divulga artigos científicos, documentos e depoimentos sobre os movimentos sociais do Brasil contemporâneo, a história da educação pública superior e questões relacionadas à memória e à preservação documental.

A nova edição traz dois depoimentos colhidos por Anna Maria Martinez Correa que contribuem para a compreensão da história da universidade: do músico e professor titular do Instituto de Artes, John Boudler, e do geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, falecido no ano passado, a respeito de sua experiência como diretor da Unesp em São José do Rio Preto, de 1979 a 1983

O artigo trata da revista Atlântico, editada na década de 1940 em uma parceria entre o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) - Portugal, e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) - Brasil.

O periódico difundiu uma imagem do mundo luso‐brasileiro compatível com os regimes autoritários dos dois países: o salazarismo e o varguismo.

Nos três artigos seguintes são discutidos temas relativos aos movimentos sociais e aos embates políticos. Em Negros e territórios quilombolas no Brasil, faz‐se uma oportuna revisão da historiografia do negro no Brasil, bem como de suas ligações com as comunidades quilombolas.

Segue-se um estudo a respeito da repressão ao PCB durante a ditadura civil militar (1964‐1982). “O último deste núcleo trata da participação popular na vida urbana de Guarapuava, PR, tendo como foco uma associação voluntária de moradores, criada em 1995”, disse Antonio Celso Ferreira, coordenador do Cedem e professor de História da Unesp de Assis.

Memória e preservação documental são debatidas em três textos que abordam a constituição do Arquivo de Memória Operária do RJ; a formação do Núcleo de Preservação da Memória, entidade fundada em 2001 para defender os interesses dos ex‐prisioneiros políticos do governo militar; e os processos da Justiça do Trabalho como fontes para o estudo dos embates judiciais na Zona da Mata de PE (1979-1980).

Mais informações: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/cedem/issue/view/191.

No boletim ViaInTc - Setembro de 2012

Nenhum comentário: