terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisadora revela superfruta no Tocantins

A nutricionista carioca Fernanda Abadia Finco chegou a Tocantins em 2003. Na recém-inaugurada UFT (Universidade Federal do Tocantins), Fernanda começou a dar aulas para o curso de Engenharia de Alimentos e a orientar pesquisas de iniciação científica sobre segurança alimentar.

Viajando pelo interior do Estado, Fernanda conheceu associações rurais e a biodiversidade da região, e descobriu que, mesmo nas comunidades da zona rural e dependentes economicamente da agricultura, a dieta estava longe do ideal: "Quase não há hortas. O prato de comida é composto de arroz, feijão e um pouco de carne. Tudo muito gorduroso."

A nutricionista fez parte, também, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (2004 e 2006) e descobriu que o Estado não possuía dados sobre os benefícios dos produtos de sua própria biodiversidade.

Daí nasceu seu projeto de doutorado: mostrar como melhorar os indicadores nutricionais com a utilização de frutos regionais.

Foi para Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, na Alemanha. "A melhor em Ciências Agrárias de lá e uma instituição extremamente internacional."

Nos dois primeiros anos, 2007 e 2008, o trabalho de campo foi feito com 57 famílias de duas comunidades rurais da Área de Proteção Ambiental (APA) Cantão, região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. "Visitei todas as casas e entrevistei as famílias para conhecer as práticas alimentares, o nível de atividade física e entender as condições econômicas."

A pesquisadora descobriu com a população local a bacaba, um fruto regional com alto poder antioxidante, com ótimas possibilidades de uso no tratamento de câncer, o que ficou atestado em exames laboratoriais realizados na Alemanha. O segundo passo agora é desenvolver um novo projeto para levantar as potencialidades de diversos frutos regionais e como melhor utilizá-los na dieta das pessoas.

(Matéria completa pode ser acessada em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dieta-de-tocantins-ganha-superfruta,924712,0.htm)

No boletim ViaInTc - Setembro de 2012

Nenhum comentário: