terça-feira, 25 de setembro de 2012

Finep promete aumentar em 40% financiamento para inovação

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) poderá contratar este ano um volume de financiamentos 40% superior ao registrado em 2011.

A previsão é do diretor de Inovação da Finep, João De Negri, levando em conta que, no ano passado, foram contratados cerca de 3 bilhões de reais em crédito para projetos de inovação e mais 2 bilhões de reais em recursos não reembolsáveis para universidades e centros de pesquisa.

A demanda por recursos para financiar a inovação tecnológica tem sido crescente. “A Finep tem hoje uma carteira de demanda por novos projetos da ordem de 12,4 bilhões de reais. São empresas brasileiras de diferentes portes e tamanhos, com diferentes estratégias do ponto de vista do processo de inovação”, disse.

O diretor da Finep explica que os projetos têm elevado risco tecnológico e longo prazo de maturação, o que demonstra uma economia em crescimento. “Ou seja, as empresas mirando no longo prazo, com uma estratégia de investimento em novos produtos e novos serviços, que elas estão dispostas a ofertar no médio e longo prazo”.

Além do financiamento de produtos e processos inovadores, a Finep dispõe de outra ferramenta, o venture capital voltado para investimentos em empresas emergentes.

(Com informações da Agência MCTI)

No boletim ViaInTc - Setembro de 2012

Nenhum comentário: