terça-feira, 25 de setembro de 2012

Inovação é questão de estratégia geopolítica

No Brasil, é baixo o volume de investimentos em inovação tecnológica. Para o geógrafo Pablo Ibañez, esta condição representa uma significativa vulnerabilidade econômica externa para o País, que se vê altamente dependente de tecnologias importadas e de alto custo.

Ibañez acredita que o incremento de políticas públicas que incentivem a inovação não só contribuiria para diminuir a dependência externa do país, como também auxiliaria a movimentar a economia interna.

Em seu estudo, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, o pesquisador defende que a inovação deve ser tomada como elemento fundamental da análise geopolítica - a área da geografia que estuda as relações econômicas e de poder entre os países -, porque ela representa uma importante fonte de poder e força política e econômica.

As conclusões surgiram a partir da análise das importações e investimentos nacionais em tecnologia, com foco específico no setor da saúde, que representa uma área estratégica para as políticas de inovação por relacionar-se diretamente com uma necessidade básica da população.

"A dependência muito clara de qualquer tipo de medicamento ou equipamento médico-hospitalar, em alguma crise, pode transformar-se em um problema de fragilidade externa do País", ressalta Ibañez.

Outra questão que aponta para a importância da pesquisa e desenvolvimento na área da saúde, como explica o geógrafo, é a transição demográfica do País. "O Brasil está cada vez mais idoso", diz.

(Com informações da Agência USP e o sítio Inovação Tecnológica)

No boletim ViaInTc - Setembro de 2012

Nenhum comentário: