terça-feira, 25 de setembro de 2012

Blog Ciência Prática reúne dicas para pesquisadores

Após anos trabalhando como revisor de revistas científicas, muitas vezes tendo de corrigir erros semelhantes, o físico Eduardo Yukihara decidiu criar o blog Ciência Prática. Além de reunir dicas sobre como estruturar artigos, formatar gráficos e responder às críticas do revisor, o site se propõe a disseminar todo tipo de informação que possa ser útil no dia a dia de quem faz ciência.

Entre os temas já abordados estão como se comportar em uma entrevista de emprego nos Estados Unidos, como se candidatar a bolsas de pós-graduação em universidades norte-americanas, como preparar um pôster e aumentar o impacto das apresentações orais em conferências e até como estruturar o currículo.

Entre os principais erros cometidos na redação de artigos científicos, o físico destaca os problemas com a língua inglesa, gráficos mal preparados, incerteza nos dados e afirmações que não deixam claro se são baseadas nos resultados da pesquisa ou em pura especulação.

O blog foi criado em fevereiro de 2011 e, no primeiro mês, registrou 75 visitas. Atualmente, são cerca de 2,3 mil acessos mensais. Mas o professor ressalta que sua experiência é limitada e, para que as dicas sejam úteis não apenas para os estudantes de física, seria interessante contar com a participação de colaboradores de diversas áreas do conhecimento.

Ciência Prática: http://cienciapratica.wordpress.com.

(Com informações da Agência Fapesp)

No boletim ViaInTc - Agosto de 2012

Nenhum comentário: