terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roraima recebe inscrições até 8 de outubro para a SNCT



A Universidade Estadual de Roraima (UERR) recebe até 8 de outubro as inscrições dos interessados em apresentar trabalhos científicos na 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima (SNCT-RR), que será realizada de 15 a 21 de outubro. O modelo de resumo para preenchimento está disponível no site da universidade.

A UERR também abriu inscrições para alunos e professores de qualquer instituição de ensino superior e pesquisadores que queiram oferecer oficinas, minicursos ou palestras. Basta mandar resumo sobre a atividade ofertada para o e-mail nupecem.uerr@gmail.com, do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática, indicando proposta, tempo de duração, número de participantes, data e horário mais conveniente.

A programação da semana incluirá a 20ª Feira Estadual de Ciências de Roraima, a 2ª Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o 3º Torneio Estadual de Robótica Educacional. As escolas deverão inscrever seus trabalhos, também até 8 de outubro, pelo site site do núcleo ou pelo e-mail nupecem.uerr@gmail.

Atividades no estado

A SNCT no Estado de Roraima será realizada pela UERR, sob a coordenação do Nupecem, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em Boa Vista, O Parque Anauá e a UERR serão os locais do evento, com programação contendo palestras e apresentação de trabalhos científicos, oficinas, encontro de poetas e cordelistas, exposições e ações integradas com outras instituições do estado. Haverá também atividades em campi da universidade em outras cidades.

Dentre as novidades para essa edição da SNCT de Roraima está a criação do Espaço Ciência, que vai funcionar no Museu Integrado, localizado no parque. Ali, de 18 a 20 de outubro, estudantes poderão participar de um circuito com experimentação de ensino de física, química e biologia. “A ideia é que esse espaço fique aberto depois do evento para o agendamento das escolas uma vez por mês”, adianta a professora Ivanise Rizzatti, coordenadora regional da semana.

Em 2011, Roraima registrou 85 eventos durante a SNCT, com a mobilização de mais de 2 mil pessoas. Segundo Ivanise, a intenção é superar o número de participantes. Esta edição terá ainda o Espaço Literário, com oficina de uso de cordéis para o ensino de ciências, e a realização do Primeiro Seminário de Inovação de Roraima, em Boa Vista (de 15 a 20 de outubro), em Caracaraí (nos dias 17 e 18) e em Rorainópolis (19).

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é promovida, desde 2004, em todo o país. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). Nesta edição será realizada no período de 15 a 21 de outubro, tendo como tema principal o lema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais. Em 2011, foram 16 mil atividades em 654 municípios brasileiros.

Visite o site da SNCT.

Nenhum comentário: