terça-feira, 25 de setembro de 2012

Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação – Empírika 2012

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, nos dias 23 a 25 de outubro, em São Paulo, a Feira Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Inovação – Empírika 2012.

Um evento itinerante internacional, realizado a cada dois anos, a feira de ciências foi lançada em 2010, na Espanha, como parte das comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca, com a qual a FAPESP possui um acordo de cooperação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do país ibérico.

O objetivo do evento é se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre ciência, tecnologia e inovação entre os países que compõem a Ibero-América.

Idealizada e criada pelo Centro de Estudos da Ciência, Cultura Científica e Inovação (Fundação 3CIN) da Espanha, a primeira edição da feira contou com a participação de 32 instituições científicas provenientes de seis países da Ibero-América, e com a visita de mais de 33 mil pessoas, além das mais de 52 mil visitas em seu site durante os dez dias de realização do evento.

Depois do Brasil, que sediará a primeira edição do evento fora de seu país de origem, a feira deverá ser realizada no México.

A edição brasileira do evento será realizada conjuntamente com a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e contará com um espaço expositivo onde serão apresentadas ações e iniciativas de instituições científicas, tecnológicas e culturais, além de um espaço virtual, a Pólis Empírika, que permitirá a participação à distância em diversas atividades de caráter científico e educativo.

A Empírika 2012 contará ainda com atividades de cunho acadêmico, como seminários e palestras, bem como oficinas voltadas para diferentes tipos de público.

Mais informações: www.empirika.org.

(Com informações da Agência Fapesp)

No boletim ViaInTc - Agosto de 2012

Nenhum comentário: