sexta-feira, 27 de abril de 2012

Porto digital, focado em inovação tecnológica, mira 20 mil funcionários em 2020

Porto Digital do Recife (PE) tem como meta chegar a 20 mil funcionários em 2020. Criado em 2000, com apenas três empresas e 46 profissionais, o Porto Digital tem, atualmente, 6,5 mil pessoas trabalhando em software, em 200 empresas e com faturamento de R$ 1 bilhão esperado para 2010 (estimativa). Crescimento que resulta da combinação entre incentivos fiscais, boas estruturas imobiliárias e programa massivo de capacitação.

O porto foi criado a partir da necessidade de conectar a universidade com o mercado e o Governo, seguindo o modelo triple helix. Os três elementos andam separados, mas “quando convergem criam um modelo de sucesso”, como o Vale do Silício (ambiente de inovação em tecnologia localizado na Califórnia, Estados Unidos).

O local para a instalação do modelo foi escolhido a dedo. A região estava “completamente largada e abandonada” depois do declínio da economia cafeeira e açucareira, que movia a cidade – situação que foi agravada com a construção do porto de Suape, no sul do Estado. Com a vinda das empresas essa situação mudou. Atualmente são mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados.

A intenção era alavancar a economia da região, por isso o Porto não poderia ficar muito perto da universidade – que tem foco em pesquisa – e nem das empresas – que fazem o mercado girar. A intenção era criar um ambiente propício para a inovação em uma localização neutra.

Para gerenciar o Porto Digital, foi criada uma organização social privada sem fins lucrativos contratada pelo governo pelo Governo do Estado para aplicar políticas especificas para desenvolver a indústria de TI local.

Ele atua nas áreas de desenvolvimento de sistemas embarcados, inteligência artificial, redes neurais, segurança da informação, games e entretenimento, sistemas de gerenciamento (ERP, BI), teste de software, outsourcing, desenvolvimento de software on demand e call center. No futuro a expectativa é de trabalhar na área de mídias.

(Com informações do sítio ITWeb)

(Página 4 / Boletim Via InTc / Abril de 2012.)

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