sexta-feira, 27 de abril de 2012

DF é o local que reúne mais condições de atrair e manter talentos criativos

Um acordo de cooperação técnica foi assinado no final de março entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da sua unidade de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e o Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

O objetivo é a conjugação de esforços no desenvolvimento de atividades conjuntas que privilegiem o alcance das metas previstas no Programa de Inclusão Social do IBICT e no projeto “Bibliotecas Digitais do Governo do Distrito Federal (GDF)”.

Assinaram o acordo de cooperação o diretor do IBICT, Emir Suaiden, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, Cristiano Araújo, e o diretor - presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Renato Caiado Rezende.

Setores criativos

O Distrito Federal é a unidade federativa do país que reúne mais condições de atrair e manter talentos criativos, segundo revela o Índice de Criatividade das Cidades, divulgado no final do mês passado pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

O índice, que considera fatores econômicos, sociais e de potencial criativo nas 50 maiores cidades do país, evidencia que as localidades com melhores condições socioeconômicas têm mais potencial para atrair e reter talentos criativos.

O índice de Criatividade das Cidades é dividido em três subíndices: geral econômico, geral social e geral criativo. Este último considera o número de empregados dos setores criativos, de empregados total, proporção entre emprego criativo e emprego total.

Neste sentido, pela sua política de educação e pela quantidade de empregos em setores criativos, a cidade de Campinas, no interior paulista, ocupa a primeira colocação do ranking, seguida por Londrina, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Por Estado, ainda considerando somente o subíndice geral criativo, o Rio de Janeiro é o primeiro colocado, com o Distrito Federal em segundo lugar e São Paulo em terceiro.

(Com informações do Ibict e do sítio Administradores)

(Página 5 / Boletim Via InTc / Abril de 2012.)

Nenhum comentário: