quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lançada edição especial da revista Inovação em Pauta

Uma revista para fazer história. Esse foi o objetivo da edição especial da revista Inovação em Pauta, comemorativa dos 45 anos da Finep, que começa a circular.

A iniciativa é resultado do projeto “História da Finep”, desenvolvido pela economista  Maria Sylvia Derenusson, que resgata, por meio de documentos, pesquisas e entrevistas o papel da Financiadora nas últimas quatro décadas e meia.

A decisão de publicar a revista foi uma opção para que as grandes linhas da história da Finep chegassem ao maior número de pessoas com um texto leve e dinâmico. Contextualizar a trajetória da empresa com os acontecimentos que marcaram cada década foi um desafio.

O trabalho também  ressaltou alguns dos  grandes temas apoiados pela empresa, de acordo com  o cenário e as políticas públicas adotadas pelos governos nas décadas de 1960 até o ano 2012.

Todos os presidentes ou seus vices foram ouvidos sobre desafios e realizações de suas gestões e os relatos ajudaram a compor o mosaico dos diversos períodos dessa trajetória. O ministro Reis Velloso também participou da publicação, destacando a contribuição da Finep para a sociedade.

"Todos os dados utilizados são oficiais, para garantir a confiabilidade das informações, indispensável na reconstrução de fatos históricos.  Muito ainda precisa ser feito, porque ao longo do tempo, documentos se perderam , mas partilhar o conhecimento resgatado  e coloca-lo à disposição da sociedade  é  o grande desafio desse trabalho", explica Maria Sylvia.

A grande motivação do projeto "História da Finep" foi a constatação, feita em 2007, de que havia um pedaço da história do Brasil que precisava ser contada. Não a do desenvolvimento das ciências, já coberta por diversos autores. Nem a  da economia  brasileira, rica em documentos, mas "a institucional do Brasil, que trata  da luta pelo desenvolvimento, no sentido mais amplo do termo; é aí que a história da Finep se insere”, esclarece Maria Sylvia.


Texto original em: http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=3013

Nenhum comentário: