terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evento reúne 45 universidades britânicas e Ciência sem Fronteiras

Os estudantes interessados em participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) com intercâmbio no Reino Unido terão a oportunidade de conferir as instituições em que pretendem ingressar. O evento UK Universities reunirá 45 instituições de ensino no sábado (20), em São Paulo, e na segunda-feira (22), no Rio de Janeiro.

“O objetivo do evento é trazer instituições de ensino de qualidade para que os estudantes brasileiros interessados no intercâmbio vejam as quais as ofertas britânicas existentes. Teremos universidades para todos os públicos, da Escócia, País de Gales, Irlanda e Inglaterra”, explica o gerente de Marketing do British Council no Brasil, Rodrigo Gaspar.

“Nos cinco anos anteriores em que organizei este evento, a área de ciência e tecnologia sempre foi o patinho feio. É o primeiro ano em que os estudantes cadastrados manifestaram interesse maior e elevaram estas áreas para o primeiro lugar. Acredito que o Ciência sem Fronteiras tenha colaborado para o aumento do interesse”, observa Gaspar.

Ele explica que os participantes do evento devem efetuar um cadastro citando suas áreas de interesse para que as universidades elaborem um diagnóstico prévio da demanda que atenderão durante a UK Universities.

Já o estande do Ciência sem Fronteiras no evento será responsável por orientar os alunos interessados em aderir ao programa. Os representantes farão palestras e oferecerão um passo a passo para o cadastro dos estudantes.
“Cerca de 75% dos estudantes tiveram a sua primeira escolha de instituição respeitada, entre as cinco opções de destino possíveis dentro do programa”, lembra Gaspar. “Neste evento, os estudantes estabelecem um link com as universidades e concretizam suas escolhas posteriormente.”

Cooperação

Os governos do Brasil e do Reino Unido vêm ampliando seus acordos de cooperação na área de ciência e tecnologia. Recentemente, durante visita do primeiro ministro britânico, David Cameron, ao Brasil, foram assinados três novos compromissos, incluindo a ampliação do número de alunos que serão enviados ao Reino Unido pelo programa Ciência sem Fronteiras.

No dia anterior aos anúncios, um site que relaciona as universidades britânicas que integram o programa e oferecem cursos na área de energia, foi lançado em evento no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele também é voltado para os estudantes interessados em estudar no Reino Unido.

(Com informações da Ascom do MCTI)

Nenhum comentário: