segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Acre comemora aniversário de sua primeira instituição de pesquisa

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Acre (que começa hoje) será realizada o Seminário 25 Anos de Ciência e Tecnologia no Estado do Acre, que marca o 25º aniversário da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac). 

Segundo a coordenadora regional da SNCT, Vasti Quintana, apesar de já contar, desde 1987, com a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do governo local, o Estado teve na Funtac sua primeira instituição de pesquisa.

Recentemente, a área ganhou novo reforço com a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), lembra Vasti.

Na programação do seminário, que será aberto às 14 horas de hoje, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fiec), está prevista a realização de dois painéis: “Ciência e tecnologia: perspectivas no novo milênio” e “Acre: paradigmas e desafios da sustentabilidade”.

As atividades do seminário se encerram com o lançamento da 8ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre (SNCT/Acre), às 20 horas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Acre pela Funtac.

Também estão programadas, para 15 a 21 de outubro, oficinas de aproveitamento de alimentos e reaproveitamento de resíduos sólidos, palestras sobre nanociência e nanotecnologia e mesa-redonda sobre o Código Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do Acre (Ufac), exposições fotográficas e de experimentos de física, o Dia de Campo (ação da Embrapa Acre), apresentação de trabalhos científicos e o projeto Instituição de Portas Abertas, quando estudantes serão convidados a visitar as instalações da Embrapa e da Funtac, entre outras ações.

Nenhum comentário: