segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Capes lança Prêmio e Programa Pró-Amazônia

Estão abertas, até o dia 26 de novembro, as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que premiará teses de doutorado e dissertações de mestrado. Serão avaliados ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

O prêmio se refere às teses e dissertações defendidas no Brasil em 2011 e foi criado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Vale, firmada durante a conferência Rio +20.
Para mais informações acesse: http://capes.gov.br/editais/abertos/5768-premio-vale-capes-de-ciencia-e-sustentabilidade.

Programa Pró-Amazônia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também lançou em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados da região amazônica, o programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade.

Serão selecionados projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica voltadas para pesquisas entre instituições de ensino superior (IES) e demais instituições que se enquadram nos termos do edital a ser lançado e que estejam em consonância com as demandas do país quanto ao fortalecimento das ações de biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento.

Entre as temáticas a serem apoiadas estão agroecologia, fármacos, sustentabilidade em núcleos urbanos, biotecnologia.

Para saber mais, visite a página da Capes na internet: http://www.capes.gov.br.

Boletim ViaInTC / Edição de Outubro de 2012

Nenhum comentário: