segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Inovação é tema central de publicação lançada no Senado

Com o título “País constrói pontes entre ciência e indústria”, foi lançada, no último dia 12 setembro, no Senado, a 12ª edição da revista Em Discussão!. A publicação traz um panorama da inovação tecnológica no Brasil hoje.

A revista remete a uma colocação que é chave: o País fez uma forte inflexão no seu padrão de desenvolvimento e em sua posição internacional.

Com 72 páginas, a revista pretende explicar como o Brasil promove a inovação, desde a pesquisa básica até a oferta de produtos no mercado internacional. São apresentados problemas que prejudicam os resultados como burocracia, falta de recursos, falhas no sistema educacional e distância entre pesquisadores e indústria. Acesse a versão eletrônica no link http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/Upload/201203%20-%20setembro/pdf/em%20discuss%C3%A3o!_setembro_2012_internet.pdf

As reportagens da edição de setembro identificam os problemas internos como fator de afastamento entre a economia brasileira e seus competidores internacionais, por impor que os produtos de tecnologia agregada sejam relegados a segundo plano por commodities de mineração e agricultura.

As políticas estabelecidas pelo MCTI voltadas a oferecer maior competitividade para a produção nacional, como a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), também são foco de matéria. A revista é produzida pela Secretaria Especial de Comunicação Social /Secs do Senado e foi pautada pelas discussões promovidas em audiências públicas pela casa legislativa, durante o seminário Caminhos da Inovação, em junho.

(Com informações do MCTI)

Boletim ViaInTC / Edição de Outubro de 2012

Nenhum comentário: