quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CBPF promove 19ª Jornada de Iniciação Científica

Oportunidade para apresentação de trabalhos científicos por 61 estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que vão expor sua participação em atividades de laboratório e a interação com pesquisadores.

Esse é o objetivo da 19ª Jornada de Iniciação Científica que o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), realiza esta semana (de 23 a 25 de outubro), em sua sede, no Rio de Janeiro.

O PIBIC é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Para o coordenador do programa de iniciação científica do CBFP, Roberto Sarthour, a jornada visa contribuir para a formação de jovens pesquisadores, por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos e pesquisas científicas.

Segundo ele, o CBPF possui um quadro de tecnologistas muito qualificado, a maioria com doutorado, que desenvolvem pesquisas inovadoras com possibilidade de se tornarem patentes no futuro.

"Como o CBPF é um centro de pesquisa e não possui cursos de graduação, a participação de alunos das principais universidades do Rio de Janeiro  é extremamente importante", explicou.  

Participam desta jornada alunos de várias instituições de graduação do Rio de Janeiro, como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) entre outras. Nesta edição, a qualidade da jornada será julgada pelo professor da UFF, Marcelo S. Sarandy.

“Incentivar pesquisadores permite revelar, muitas vezes, vocações inusitadas, além de contribuir para a vitalidade da instituição”, assinala Sarthour, ao concluir que “a prática proporcionada pelo PIBIC traz benefícios aos alunos pela oportunidade de convivência no meio científico e pelo conhecimento que eles adquirem”.

Ao final do evento, os três melhores trabalhos serão apresentados na próxima reunião da SBPC, no ano que vem, em Pernambuco. As viagens dos estudantes serão custeadas pelo centro.

(Com informações do MCT)

Nenhum comentário: