quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Entrevista: Para Lynaldo, desconcentração em C&T é prioridade

Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, secretário-executivo da ABIPTI, afirma que o MCT não pode ser o único órgão responsável pela questão da desconcentração regional em Ciência e Tecnologia. Para ele, o governo federal deve se empenhar de forma conjunta para sanar esse problema.

O secretário-executivo destaca ainda a atuação dos fóruns de Secretários Estaduais de C&T e das Fundações de Amparo à Pesquisa junto à esfera federal. Segundo Lynaldo, a presença do Fórum de Secretários no CCT é uma conquista para os Sistemas Estaduais de C&T.

Outro ponto abordado pelo secretário-executivo foi a falta de recursos humanos qualificados em alguns Estados. Para resolver essa questão, Lynaldo Cavalcanti afirma que só há duas saídas. A primeira é investir na atração de profissionais qualificados para essas unidades federativas. A outra solução é os Estados investirem em programas de qualificação.

Lynaldo também fala da importância da Secretaria de C&T para a Inclusão Social, uma unidade do MCT. Ele afirma que é uma iniciativa inovadora que precisa ser preservada e apoiada.

Entrevista publicada no informativo Gestão C&T Impresso, de dezembro de 2003, Nº 39, Ano 4

Nenhum comentário: