terça-feira, 13 de março de 2012

Movimento Nossa Brasília será lançado no dia 15 de março, mobilizando a população por um DF justo e sustentável

A iniciativa, idealizada por cidadãos e cidadãs que vivem em Brasília, com apoio de diversas instituições da sociedade civil, tem o objetivo de promover o protagonismo dos moradores da cidade na transformação do DF em um território sustentável, justo e com qualidade de vida. Depois de quase um ano de mobilização e organização, o movimento "Nossa Brasília" será lançado no dia 15 de março na Capital Federal.

O movimento faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que é composta por mais de 40 cidades no Brasil e na América Latina. O "Nossa Brasília" também tem como característica ser uma articulação em prol do fortalecimento da democracia participativa e, por isso, estimula um diálogo permanente e ampliado com pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, universidades e empresas de distintas localidades do Distrito Federal.

Algumas das metas do movimento são a busca por: convivência equilibrada com o meio ambiente, acesso à água limpa e abundante, mobilidade não poluente e fluida, comunicação democrática, liberdade cultural e planejamento urbano sustentável.

O lançamento contará com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

A arquiteta e Pró-reitora de Natureza e Meio ambiente da Unipaz, Regina Fittipaldi, estará presente e iniciará a solenidade, trazendo uma fala integradora entre as pessoas e a cidade. O secretário executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, e Elvis Bonassa, do Instituto Kairós,  também participarão do evento. Maurício Broinizi falará sobre a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a importância da formação de movimentos que reinventem as relações com as cidades e ressignifiquem e estimulem a cidadania participativa. Elvis Bonassa abordará a importância que a construção de indicadores tem para o efetivo controle social sobre as políticas públicas.

Fará ainda um depoimento uma das fundadoras e atual presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem 100 Dimensão, Sônia Maria da Silva.

O evento é aberto à população e não é necessário confirmar presença.

Dentre as principais instituições da sociedade civil que participam e apoiam o Movimento, estão: Inesc, Instituto Vitae Civilis, Instituto SocioAmbiental, Instituto Sabin, Instituto Israel Pinheiro, Fundação Avina, Sustentável na Prática, CDS/UnB (Centro de Desenvolvimento Sustentável), IPoema, entre outros.

Serviço

Lançamento do Movimento Nossa Brasília
Data: 15/03/2012
Local: Auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília
Horário: A partir das 18h30

Mais informações

Adriana Ramos – adriana@socioambiental.org – 9986-2507
Andrea Zimmermann  - az_mensagem@yahoo.com.br – 9971-9596
Carol Ramalhete – carolinaramalhete@gmail.com – 8185-0507
Cleo Manhas – cleomar@inesc.org.br – 8116-1871
Eduardo Rombauer – eduardo@vitaecivilis.org.br  - 8205-9000
Gui Soares - wgui.soares@gmail.com – 9337-8164
Larissa Barros – Larissaocbarros@gmail.com – 9982-5309
Raissa Rossiter –  raissa.rossiter@hotmail.com – 9269-9678

Nenhum comentário: