quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo do Pará busca apoio do BNDES para investir em Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) irá encaminhar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) projetos de financiamento para impulsionar as pesquisas no Estado.

No final do janeiro, gestores da pasta se reuniram com representantes do BNDES para discutir o possível empréstimo.

O BNDES tem um fundo específico para apoiar as propostas voltadas ao uso sustentável da floresta.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Alex Fiúza, o Fundo da Amazônia possui pontos comuns com o Plano Diretor de CTI do Estado.

Entre as iniciativas potencialmente financiáveis, estão: a implementação de editais de apoio à pesquisa; a implantação, estruturação e certificação de laboratórios; apoio a pesquisas voltadas à promoção da sustentabilidade no setor madeireiro e o fortalecimento de cadeias produtivas de produtos não-madeireiros.

Durante o encontro, a coordenadora do Fundo Amazônia do BNDES, Cláudia Soares Costa, falou sobre os requisitos exigidos para os pedidos de colaboração financeira e a metodologia do envio de projetos de interesse comum entre o banco de fomento e o Estado.

Fundo da Amazônia

Criado em 2008, o Fundo da Amazônia é responsável pela captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.

A finalidade do Fundo da Amazônia é captar doações para investimentos em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.

Para saber mais sobre a Secti acesse o site www.secti.pa.gov.br.

(Com informação do Gestão C&T)

Boletim ViaInTC / Fevereiro de 2012

Nenhum comentário: