quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ciência sem Fronteiras abre chamada pública para tecnólogos



No início desta semana, o Programa Ciência sem Fronteiras lançou chamadas públicas para bolsas de graduação sanduíche em 12 países.

Coreia do Sul, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos estão entre os possíveis destinos dos candidatos.

Para os Estados Unidos, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) negociou edital específico para tecnólogo, viabilizando a seleção de um número considerável de estudantes da Rede Federal.

Os candidatos selecionados serão alocados em um dos quatro colleges que fazem parte do Consórcio NOVA (Northern Virginia Community College), importante parceiro da Rede Federal e o segundo maior college dos EUA. Além do NOVA, o City College of San Francisco, o Miami Dade College e o Maricopa County disponibilizarão um total de 200 vagas para 2013.

O edital lançado prevê dois calendários distintos.

Os candidatos que tiverem obtido o mínimo de 475 pontos no Toefl Paper Based (ou equivalente) poderão iniciar as atividades em março de 2013.

Os demais, que atingirem o mínimo de 400 pontos Toefl Paper Based (ou equivalente), iniciarão as atividades em setembro de 2013.

A permanência do aluno poderá se estender por até 18 meses, sendo 12 meses para a realização de estudos em tempo integral e 6 meses para o estágio linguístico.

O plano de estudos dos candidatos selecionados será elaborado de maneira personalizada, adequado às características do curso do estudante e seus interesses acadêmicos.

Os alunos serão auxiliados por tutores durante todo o período do intercâmbio.

O formulário de inscrição estará disponível no site do programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes ).

Os coordenadores institucionais do programa devem ficar atentos ao prazo para homologação das candidaturas.

(Com informações do Conif)

Nenhum comentário: