quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Procura-se engenheiro

06/02/10

Engenheiros são profissionais que, depois dos administradores de empresas, ocupam o maior número de altos cargos executivos nas corporações, segundo mostram diversas pesquisas.
Eles estão não só nas fábricas, nas usinas, nas siderúrgicas, nos canteiros de obras, mas também em áreas diversas como administração, finanças e contabilidade, marketing, vendas, recursos humanos, comunicação, gestão ambiental, entre outras, concorrendo com profissionais de formações mais específica.

Além disso, o mercado para engenheiros têm se expandido, seja pelo crescimento da economia, seja pelo surgimento de novas demandas da sociedade que exigem as habilidades de quem tem formação mais técnica.

Por tudo isso, especialistas acreditam que o Brasil deverá acelerar a formação de engenheiros para atender às demandas do crescimento econômico.

A preferência por engenheiros em áreas tão diversas resulta de sua formação profissional. Em primeiro lugar, ingressar em uma boa faculdade de engenharia e conseguir formar-se bacharel cinco anos mais tarde são comprovações de inteligência avançada e disciplina mental quantitativa.

Logo, esses profissionais aprendem a lidar com planejamento e projetos e como colocá-los em prática de forma mais prática, racional e econômica.

Para isso, desenvolvem a capacidade de raciocinar e resolver problemas de forma lógica, estruturada e organizada. Desde a universidade, familiarizam-se com planilhas e cronogramas físicos e financeiros, habituam-se a usar números para fundamentar suas ideias e conclusões e para medir e avaliar os resultados, tarefas que entediam outros profissionais, principalmente aqueles que se dedicam à criação, mas que são imprescindíveis na empresa moderna.

Outra qualidade que faz do engenheiro um profissional polivalente é o gosto pela criação de modelos e a elaboração de cenários objetivos, o que favorece sua colocação no mercado financeiro ou na área financeira de empresas.

Até há pouco tempo engenheiros predominavam no board de uma das mais importantes instituições financeiras do país. Um engenheiro de boa formação também tem uma visão holística dos processos e do próprio negócio, uma das aptidões mais valorizadas no mercado.

Não é de se estranhar, portanto, que esses profissionais estejam presentes no topo de instituições financeiras, nas indústrias e nas empresas de prestação de serviços. Engenheiros de produção, por exemplo, pela capacidade de atuar na organização, controle e aumento da eficiência e qualidade dos processos, podem trabalhar tanto nas linhas de montagem das indústrias, como no planejamento de empresas de serviços.

Também está no DNA do engenheiro exigir a comprovação, no mundo físico ou no universo dos números, de que a coisa, apesar de todo o planejamento, vá de fato funcionar.
Costuma-se dizer que idealistas, poetas e visionários são inspirados pelos deuses para conceber produtos revolucionários e maravilhosos, mas deixam aos engenheiros a tarefa de torná-los realidade e fazê-los funcionar.
----------------------------------------------------------
Marcelo Mariaca é presidente da Mariaca e professor de MBA da Brazilian Business School

2 comentários:

Ligia Ribbeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ligia Ribbeiro disse...

Prof. Lynaldo

Parabéns por mais um excelente artigo vindo ao encontro das idéias atuais e na cibercultura e nisso tenho fundamentado meu projeto cibernético.

Segundo Levy estamos inseridos num mundo digital e as tecnologias são primordiais para que esse mundo funcione e nada mais importante do que a atuação do engenheiro neste mundo repleto de interdisciplinaridade.

Profª. Ligia Ribbeiro