segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bacharelado interdisciplinar de ciência e tecnologia da USP é curso mais procurado pelos estudantes que fizeram o Enem

Publicação: 01/02/2010 - Correio Braziliense
Em três dias de inscrições, cerca de 335 mil alunos do ensino médio fizeram sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substitui o vestibular em 51 instituições de ensino superior do país. O balanço foi divulgado às 19h de ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O curso com o maior número absoluto de inscrições, segundo o balanço, é o bacharelado interdisciplinar de ciência e tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), que atraiu 8.769 estudantes. Em segundo lugar está o curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas, com 4.238 inscritos.
Entre os cursos mais procurados estão os de medicina e direito. Foram 3.535 inscrições para o curso de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A procura pelos cursos de medicina se repetiu na federal do Amazonas (3.093), na Rural do Rio de Janeiro (3.047) e do Vale do São Francisco (2.991), na Federal do Mato Grosso (2.126). Direito foi a opção de 2.390 estudantes na Unirio, e de 2.173 na Universidade Federal do Maranhão. O curso de administração também teve grande procura na Universidade Rural do Rio de Janeiro, com 2574 inscritos.
O aluno precisa entrar no sistema para concorrer às 47.913 vagas em universidades públicas e instituições de ensino profissional. Há apenas mais três dias para escolher um curso. O prazo termina às 23h59 de quarta-feira. A antecedência nas inscrições é um dos critérios de desempate caso dois candidatos tenham desempenhos iguais.
Nos dois primeiros dias de funcionamento (sexta e sábado), o sistema apresentou problemas como lentidão e dificuldades para concluir a inscrição. O MEC informou que, depois de apresentar defeito, um equipamento da rede interna do ministério foi substituído e o serviço ontem teria funcionado normalmente e com capacidade para receber 200 mil inscrições por dia.
Três etapas
Os candidatos terão três etapas para concorrer. A primeira começou na sexta e vai até quarta. A cada dia, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Somente na quarta o sistema gera a lista de alunos escolhidos e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. Em 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes.
Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.Na semana passada, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, explicou como funciona o sistema. As inscrições podem ser feitas pelo site www.mec.gov.br.O número335 milAlunos do ensino médio que fizeram sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 19h de ontem

Nenhum comentário: