sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Museus

Painel do Leitor Folha de S. Paulo
5 de fevereiro de 2010

"A reportagem "Situação de museus de arte no país é deplorável" (Ilustrada, 14/1) dá voz a uma pessoa que transmite aos leitores opinião preconceituosa sobre os museólogos brasileiros.

O senhor Paulo Sérgio Duarte demonstrou desconhecer totalmente qualquer assunto sobre museologia. Isso, porém, não lhe dá o direito de nos ofender, como fez ao parodiar a frase do general prussiano Carl von Clausewitz: "Os museus são importantes demais para ficar nas mãos de museólogos".

A quem ele sugere entregar a responsabilidade dos acervos do museu? Aos curadores? Aos críticos de arte? Aos apadrinhados? O correto seria ele dizer: "Os museus brasileiros são tão importantes que deveriam contar com mais museólogos".

Existem hoje no Brasil quase 3.000 museus, que empregam diretamente mais de 30 mil profissionais, das mais diversas áreas: arte-educadores, restauradores, historiadores, arquitetos e outros. Desses profissionais, calcula-se que os museólogos não cheguem a 800, situação essa que está prestes a mudar com a abertura de novos cursos de graduação.

O que levou o referido cidadão a citar o jargão acima? Foi a falta de conhecimento, julgando que todos os que trabalham nos museus são museólogos?"

MARIA OLÍMPIA DUTZMANN , museóloga, presidente do Conselho Federal de Museologia (São Paulo, SP)

Nenhum comentário: