segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pesquisadora comenta artigo "Universidade do século 21", de Adalberto Fazzio e Sidney Jard da Silva

JC e-mail 3925, de 08 de Janeiro de 2010


Leia a mensagem de Luzia Ilza Ferreira Jorge, pesquisadora do Instituto Adolfo Lutz, de Santos, SP:


"O problema do distanciamento entre universidade e exigências práticas da sociedade parece ser insolúvel, mas não é. Se houvesse maior intercâmbio entre as universidades públicas e os institutos de pesquisa o entrave seria removido, beneficiando não somente os cientistas desses dois segmentos mas também, e principalmente, a própria sociedade.

Trocando em miúdos: a universidade é teórica, os institutos são práticos. Nos poucos e expressivos momentos em que os pesquisadores de uns e de outros se reúnem para desenvolver projetos comuns, importantes avanços científicos são atingidos, vide os trabalhos produzidos em parcerias entre a Unicamp e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) ou o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), entre a USP e o Instituto Adolfo Lutz (IAL) etc.

Sou a favor da criação de um tipo de sistema de "vasos comunicantes" entre universidades públicas e institutos de pesquisa, interligando ambas as instituições como se fossem extensões umas das outras. Desta forma seriam possíveis transferências de pesquisadores de universidades para institutos de pesquisa e vice-versa, maior incentivo ao desenvolvimento de projetos conjuntos, comunicação em rede on-line, promoção de eventos científicos conjuntos etc.

Todos ganhariam com essa troca de conhecimentos e de experiências, beneficiando-se reciprocamente, criando alternativas de trabalho e de relacionamento humano, renovando motivações, ampliando linhas de pesquisa e descobrindo novos interesses oriundos das interfaces criadas. A sociedade seria a maior beneficiada com esse incremento na qualidade e na diversidade da produção científica. E o mesmo se pode dizer dos alunos dessas universidades e dos funcionários e estagiários desses institutos de pesquisa."

Nenhum comentário: