sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mais sobre "Universidade do século 21"

OPINIÃO
08/01/2010 Folha de S. Paulo

"No artigo "UNIVERSIDADE do século 21" (6/1), os professores Adalberto Fazzio e Sidney Jard da Silva abordaram com propriedade o dilema existente nas universidades públicas referente ao tripé ensino-pesquisa-extensão.
Atualmente, as diversas avaliações a que são submetidas essas universidades têm como ponto mais importante a pesquisa (ligada à pós-graduação), com pouca valorização do ensino de graduação e da extensão. Isso também se vê quanto aos requisitos para ascensão nos planos de carreira do docente.
Como o professor Peter Schulz comentou ontem nesta seção, é salutar uma revisão no status desse tripé que norteia a ação das universidades públicas paulistas. Faz-se necessária uma maior valorização do ensino, principalmente de graduação, e da extensão.
E os resultados obtidos nas diversas pesquisas devem ter como aplicação a própria extensão, com o retorno para a sociedade de todo o investimento realizado."

PAULO JOSÉ FORTES VILLAS BOAS e ADRIANA POLACHINI DO VALLE , docentes do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (Botucatu, SP)

Nenhum comentário: