sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encontro Regional de Incubadoras do Nordeste discute empreendedorismo e inovação

Debates sobre empreendedorismo e negócios inovadores são os destaques no 4a edição do Encontro Regional de Incubadoras de Empresas no Nordeste – 4º  ERINE e no 3º  Seminário de Incubadoras de empresas do Ceará.

Os eventos tiveram início na quarta-feira, 27, cm encerramento previsto para esta sexta-feira, 29 de junho.

Com a organização das Incubadoras de empresas afiliadas à Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC, o tema será “Incubadora de Empresas-Plataforma do Empreendedorismo Inovador”.

Serão discutidas, ainda, ações do governo para o setor, propriedade intelectual e transferência de tecnologias e o trabalho das Agências de Fomento a das Fundações de Amparo à pesquisa.

Na abertura, apresentação do projeto que permite que deficientes visuais do Ceará acessem os tablets por meio de leitura em braile. A iniciativa está incubada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e foi apresentada pela cantora Kátia Oliveira, consultora do projeto.

A programação contará também com a “Mostra de Produtos Inovadores e Tecnológicos” que reunirá todas as incubadoras afiliadas à Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará (RIC).

O 4º ERINE vai discutir a subvenção econômica e o apoio direto aos empreendedores, além do financiamento às incubadoras.

Incubadoras de empresas

As incubadoras de empresas são instituições que realizam o acompanhamento e a capacitação de micro e pequenas empresas nos anos iniciais. As incubadoras oferecem serviços de consultorias, realização de pesquisas, investimentos e treinamentos, auxiliando as empresas a adquirirem desenvolvimento logo nos primeiros anos.

O Ceará possui oito incubadoras de empresas e um programa de incubação de empresas: Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Incubadora de Empresas do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Incubatic) Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará (IE-IFCE), Incubadora de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (IncubaUece), Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece) com cinco unidades no interior (Quixeramobim, Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte), Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), Parque Tecnológico do Nutec (Partec), Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão do Ceará (ICPA) da UFC e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica - Embrapa (Proeta).

Nenhum comentário: