quarta-feira, 17 de março de 2010

Formação de Engenheiros

terça-feira, 16 de março de 2010
Postado por Roberto Lobo
no blog

No dia 25 de agosto de 2009, postei aqui uma matéria sobre a necessidade de aumentar o número de engenheiros formados para que não houvesse carência destes profissionais durante o período que pode se caracterizar pelo esperado crescimento econômico do Brasil.A matéria, pouco modificada, foi publicada na Folha de São Paulo, que no dia seguinte apoiou a idéia em seu editorial. Pouco depois, fui chamado para apresentar estas idéias no programa dirigido por José Paulo de Andrade, “Manhã Bandeirantes”.
Pouco depois, em Brasília, comentei o tema com o professor Jorge Guimarães, presidente da CAPES, que me informou que havia um grupo pensando neste assunto, que imediatamente incorporou minha proposta. Com a Presidência da CAPES e este grupo, a idéia apresentamos ao Ministro Haddad, que foi muito receptivo.
Foi solicitado, então, pelo Ministro que o grupo preparasse uma proposta formal. Para isso, foi criado um grupo de trabalho específico pela presidência da CAPES em 5 de fevereiro de 2010, do qual fiz parte, juntamente com os coordenadores de área de Engenharia da CAPES, do CNI e das instituições comunitárias.
O projeto, denominado “Plano Nacional Pró-engenharia”, foi entregue pelo grupo acima descrito, juntamente com o professor Jorge Guimarães, ao Ministro da Educação no dia 25 de fevereiro último.

Nenhum comentário: